Novena de Natal 5r3t35
17 a 25 de dezembro de 2015Novena de Natal
1º Encontro
A vigilância e a espera cristãs
Nosso coração à espera do Cristo
Nossa vida é marcada pela espera. O compositor Chico Buarque retrata muito bem esta espera na música “Pedro Pedreiro”: “Esperando, esperando, esperando, esperando o sol, esperando o trem, esperando aumento para o mês que vem, esperando um filho prá esperar também”. Essa característica humana faz parte da tradição cristã: esperamos o Cristo que vem fazer morada no meio de nós. Atentos às palavras dos profetas e do próprio Jesus, somos convidados a permanecer vigilantes, pois não sabemos a hora em que nosso encontro pleno com o Senhor se dará. Neste primeiro encontro, perguntemo-nos: Como podemos esperar, concretamente, a vinda do Senhor?
Eu quero ver acontecer
Iluminados pela Palavra de Deus descobrimos que a espera pela volta do Senhor exige atenção e vigilância, não ividade. Isso quer dizer que, sobretudo de nossa parte, é preciso engajamento, ação missionária, atitudes que mostrem a nossa semelhança com Aquele a quem esperamos. Impulsionados pelos apelos do tempo do advento, a partir da experiência orante de hoje, formular, junto ao grupo, um gesto concreto, para trazer um sentido novo à caminhada de fé.
Bênção
Que o Deus onipotente, em Seu amor e misericórdia, ilumine-nos neste tempo de expectativas e derrame sobre nós as suas bênçãos.
Amém!
2º Encontro
Cuidar das coisas do alto, na espera pelo Cristo
Nosso coração à espera do Cristo
Ninguém é humano sozinho. Fomos criados para a relação, tanto com Deus quanto com os outros. Segundo o que o texto do livro do Gênesis nos propõe, o homem precisa se relacionar com toda a criação, no sentido do cuidado, a fim de tornar o mundo um lugar de indistinta e fraterna convivência. As comunidades cristãs, em seu início, eram testemunhas de uma convivência saudável, na qual o amor cristão era constantemente vivido. E hoje, como estão as nossas relações, dentro de nossa comunidade?
Eu quero ver acontecer
O Senhor vem e, com ele, seu Reino de paz e verdade. Precisamos nos colocar à disposição para recebê-los. Como a Palavra de Deus, ouvida e meditada hoje, pode nos ajudar nessa preparação para o encontro com o Senhor?
Bênção
Que o Deus onipotente, em Seu amor e misericórdia, ilumine-nos neste tempo de expectativas e derrame sobre nós as suas bênçãos.
Amém!
3º Encontro
Coragem, o Senhor vem chegando!
Nosso coração à espera do Cristo
O abatimento moral é próprio da nossa condição de vida, em tempos tão difíceis para a participação em comunidade. Muitas vezes, somos tomados pela desilusão e pelo desânimo, que nos paralisam. Nessa hora, é preciso ouvir o clamor que vem de fora, para que possamos perceber que não estamos sós, que existe alguém a nossa volta que já recobrou o ânimo e nos convida a fazer o mesmo. O Senhor, que vem chegando para nos encontrar, quer renovar a nossa esperança, para que possamos viver melhor a nossa participação na comunidade. Qual deve ser a nossa contribuição, a fim de que a comunidade de fé não se esmoreça, mas, ao contrário, permaneça sempre confiante no Senhor, que a sustenta?
Eu quero ver acontecer
A Palavra nos diz que o Senhor a todos se revela, a todos traz consolo e salvação. Cheios de esperança, aguardando a sua vinda, reafirmemos, junto à comunidade de fé, o nosso compromisso de seguirmos juntos nessa caminhada, tendo o Senhor a nossa frente!
Bênção
Que o Deus onipotente, em Seu amor e misericórdia, ilumine-nos neste tempo de expectativas e derrame sobre nós as suas bênçãos.
Amém!
4º Encontro
A Igreja anuncia e espera a vinda do Senhor
Nosso coração à espera do Cristo
Nossa existência é permeada por atitudes de espera, desde a mais tenra idade, até o nosso último sopro de vida. Uma notável experiência de espera tem a mulher que aguarda o parto do filho, principalmente quando é o primeiro. Com o nascimento do primeiro filho, nascem, também, uma mãe e um pai. Essa espera é cheia de ansiedade, mas, sobretudo, é plena de alegria. O tempo necessário para o desenvolvimento e o nascimento de um filho é um tempo de cuidado e de preparações. Esse momento, repleto de significados para a vida dos pais, ilumina a nossa compreensão diante da espera pela vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste quarto encontro, reflitamos: Como podemos viver essa espera, de modo que o Senhor seja gestado em nosso meio?
Eu quero ver acontecer
A Palavra de Deus nos revela que espera não significa ividade, mas cuidado na preparação do ambiente para receber quem está para chegar. Como as mães e pais que preparam o ambiente externo e sua família para a acolhida do novo membro, nós, mais que isso, devemos preparar toda nossa vida e comunidade para receber o nosso Salvador. De forma concreta e verdadeira, qual deve ser a nossa atitude pessoal e comunitária para esperar o Senhor que vem">
Amém!
Conheça outras novenas 1k254c

